Presbiacusia. Você sabe o que é?

À medida que envelhecemos há possibilidade de degeneração do sistema auditivo, levando à dificuldade auditiva que é denominada PRESBIACUSIA.

É o déficit sensorial mais comum no idoso e muito prevalente na população mundial acima dos 65 anos. De acordo com estudos norte-americanos a sua prevalência é de 25% nos indivíduos entre 65-70 anos, 45,6% entre 70-74 anos, 67,6% entre 75-79 anos, 78,2% entre 80-84 anos e 80,6% acima dos 85 anos.

Seu diagnóstico é feito pelo médico otorrinolaringologista e pela avaliação audiométrica realizada pelo fonoaudiólogo.

A repercussão social da presbiacusia é imensa, pois muitas vezes o indivíduo escuta mas não entende, levando ao isolamento social. A própria família muitas vezes não tem paciência com o idoso e ele acaba isolado das conversas dentro da própria casa, propiciando quadros depressivos. Outro aspecto a ser discutido é que a privação auditiva e o isolamento favorecem a deterioração cognitiva podendo precipitar o aparecimento de quadros demenciais.

Sabidamente, à medida que ocorre o envelhecimento das vias auditivas periféricas, ocorre diminuição do estímulo neural nas vias auditivas centrais do sistema nervoso central onde ocorre o processamento auditivo, de onde vem muitas vezes o comprometimento do entendimento das palavras. Portanto, a estimulação destas vias com os aparelhos auditivos de amplificação sonora (AASI) que auxiliam na reabilitação auditiva deve ser feita precocemente. Na nossa vivência clínica observamos que a adaptação tardia do AASI é mais difícil, pois já houve prejuízo neural, às vezes requerendo terapia de reabilitação de processamento auditivo central para conseguirmos resultado favorável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: