Possíveis causas e tratamento da coceira no ouvido
A coceira no ouvido é um problema bastante desconfortável e é uma queixa muito comum. É importante lembrar que coçar os ouvidos com o dedo ou objetos pode ser perigoso. As causas responsáveis pela coceira no ouvido podem ser diversas e o tratamento vai depender de cada uma delas.
- Pele seca: Acontece quando o ouvido não produz cera suficiente, assim a pele do conduto auditivo pode ressecar provocando coceira e até mesmo descamação. O melhor tratamento para aliviar a coceira em orelhas secas é não remover a cera e proteger os ouvidos em ambientes frios e em ventanias.
- Acúmulo de cera: O excesso de cera também pode causar coceiras na região. Não é recomendável usar objetos pontiagudos ou hastes de algodão para remover a cera. Isso pode ferir o ouvido e causar muitas complicações. Procure um médico Otorrinolaringologista para remove-la da melhor maneira possível.
- Infecções: A otite externa, ou orelha de nadador, é uma infecção de ouvido que pode causar dor, coceira, febre, vermelhidão, inchaço e secreções. As otites externas ocorrem mais frequentemente no verão, quando as pessoas frequentam mais as piscinas e praias. São infecções de inicio rápido e que também respondem rápido aos tratamentos com medicações. O tratamento para esse problema auditivo deve ser recomendado pelo médico Otorrinolaringologista. Portanto, evite soluções caseiras e não dispense a consulta médica.
- Dermatite do canal auditivo / Alergias: A dermatite é uma reação alérgica da pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira e descamação, podendo ser causada pelo contato com alguma substância ou objeto que cause alergia. A coceira é um sintoma comum de alergias e quando acontece no ouvido pode ser um dos primeiros sinais de uma reação alérgica a um alimento, medicamento ou alergias sazonais. Medicamentos anti-histamínicos ou vacinas contra alergia costumam ser recomendados pelos médicos nessas situações.
- Uso de aparelho auditivo: O uso de aparelho auditivo pode levar ao acúmulo de água que fica presa no ouvido, agredir ligeiramente a pele, causar pressão no canal auditivo ou mesmo provocar reações alérgicas. É preciso estar atento as recomendações do fonoaudiólogo na hora de usar o aparelho auditivo, e uma delas é sempre secar muito bem os ouvidos antes de coloca-los.
O uso de objetos ponte agudos que agridam o canal auditivo como cotonetes, grampos, entre outros, podem causar coceira e provocar danos graves no ouvido, até mesmo a perfuração do tímpano. Por isso, esses objetos devem ser evitados e substituídos por soluções adaptadas para limpar e secar os ouvidos como por exemplo o uso da pontinha da toalha.
A coceira no ouvido raramente é um problema auditivo grave.
O tratamento depende da causa que está na origem da coceira e consiste em aplicar produtos que hidratem o local e acalmem a irritação, ou no caso de infecção pode ser necessário tomar ou aplicar gotas com um antibiótico ou antifúngico.
