Imitanciometria

A imitanciometria é um exame realizado para avaliar as condições da orelha média. Esse exame deve ser realizado sempre, a menos que o indivíduo tenha algum impedimento relatado pelo médico. A imitanciometria é composta pela timpanometria e pela pesquisa dos reflexos acústicos estapedianos.

Tímpanometria

A timpanometria avalia a mobilidade do sistema tímpano-ossicular. Através dela é possível verificar se o sistema apresenta boa mobilidade no processo da transmissão sonora. É realizada de forma simples, rápida e indolor.

Antes de iniciar o teste, o canal da orelha será examinado para avaliar se o caminho até o tímpano está desobstruído. Em seguida, uma pequena sonda é inserida no canal auditivo.

A sonda inserida fica ligada a um aparelho chamado imitanciômetro, que captura a potência de movimentação da membrana timpânica e a intensidade mínima para que ocorram os reflexos acústicos. Para isso, a sonda altera a pressão do ar no ouvido do paciente e, assim, movimenta o tímpano para frente e para trás, enquanto o imitanciômetro registra os resultados em gráficos chamados timpanogramas.

Identificam-se algumas curvas nesse exame:

  • Curva do Tipo A – sistema tímpano-ossicular normal; 
  • Curva do tipo As ou Ar – indica rigidez do sistema tímpano-ossicular; 
  • Curva do tipo B – não apresenta pico de complacência, o que indica a presença de liquido na cavidade da orelha média; 
  • Curva do tipo C – pico com complacência rebaixada e pressão negativa, sendo comum em casos de alterações no funcionamento da tuba auditiva;
  • Curva do tipo Ad – indica uma alta mobilidade de sistema tímpano-ossicular.

Na imagem a seguir, observa-se os diferentes tipos de curvas possíveis de serem encontrados na timpanometria.

JERGER, 1970

Em bebês de até nove meses, a literatura recomenda o uso de sonda com tom de 1000Hz, devido a ressonância da orelha média ser diferente em relação ao adulto. Em crianças maiores, adultos e idosos, deve-se utilizar sonda no tom de 226Hz.

Pesquisa dos reflexos acústicos estapedianos

A pesquisa dos reflexos acústicos é realizada logo após a obtenção da curva timpanométrica.  O reflexo é a contração involuntária dos músculos da orelha média em resposta a um estímulo sonoro. Normalmente é investigado pelo limiar, nas frequências de 500Hz, 1, 2 e 4KHz. É uma atividade exercida basicamente pelo tronco encefálico. 

As medidas podem ser obtidas de modo ipsilateral e contralateral como demonstrado na figura a seguir:

Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2017

Considera-se normal valores de tons puros encontrados entre 70 e 90dBNA ou entre 70 e 100dBNA   (ZITO e ROBERTO, 1980; NORTHERN e DOWNS, 1989; NORTHERN e GABBARD, 1994). Em indivíduos com perda auditiva sensorioneurais de grau leve a moderada, há 90% de probabilidade de ocorrência do reflexo, e em perdas com limiares tonais superiores à 60dBNA há menor probabilidade de ocorrer a captação do reflexo acústico, mas ainda é possível (JERGER et al, 1972).

Qual a função dos reflexos acústicos?

  • Separar o sinal auditivo de outros ruídos internos (do corpo ou do ambiente);
  • Controlar a atenuação das frequências graves dos sons da fala, favorecendo os sons de frequência aguda;
  • Atenuar os sons vocalizados;
  • Auxiliar no reconhecimento da fala para sons de forte intensidade.

Importante salientar que a literatura demonstra que o aumento no valor do limiar ou ausência do reflexo acústico em indivíduos com limiares auditivos normais, pode estar relacionado com dificuldades de compreensão de fala em ambiente ruidoso, entre outras alterações nas habilidades auditivas. Ou seja, os reflexos acústicos estapedianos influenciam no processamento auditivo central. 

Desta forma, é imprescindível a realização de ambos exames para um bom fechamento do diagnóstico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: