VACINAÇÃO E IMPLANTE COCLEAR

As vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde para pacientes que serão submetidos à cirurgia de implante coclear são:

  • Vacina Pneumocócica (pneumo 10, pneumo 23)
  • Vacina Haemophilus (menores de 19 anos não vacinados)
  • Vacina Meningocócica do tipo C
  • Vacina influenza (“vacina da gripe”)

O principal motivo para a vacinação é prevenir a ocorrência de meningite, pois os pacientes usuários de implante coclear têm um risco 30 vezes maior de contrair meningite do que a população geral.

O feixe de eletrodos do implante coclear pode constituir uma via de propagação de infecções da orelha média para dentro da cóclea e, a partir daí, para as meninges, levando à meningite. 

Considerando que o principal agente envolvido nos casos de meningite relacionado ao implante coclear é uma bactéria chamada Streptococus pneumoniae ou apenas pneumococo.

Portanto, as principais e mais importantes vacinas a serem administradas são as vacinas anti-pneumocócicas, comercialmente conhecidas como Pneumo 10 (à partir de 8 semanas) e Pneumo 23 (maiores de 2 anos). 

O objetivo é prevenir a ocorrência de otites que possam infectar o feixe de eletrodos e, consequentemente, levar à meningite. 

A vacina contra S. Pneumoniae, a Pneumo 23, deve ser repetida uma vez após 5 anos.

A Meningite Tipo C não causa otite, portanto, não teria relação com o implante coclear, mas a vacina é obrigatória no Brasil.

Já a vacina contra Influenza protege o indivíduo contra vários vírus que causam gripe (como: Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B). Ela visa prevenir a ocorrência de otite média, não pelo vírus da gripe, mas por uma infecção bacteriana secundária a um quadro gripal. 

Deve ser tomada anualmente pelo resto da vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: