IMPLANTE COCLEAR



O papel do implante coclear no tratamento da perda auditiva

O diagnóstico de uma perda auditiva pode impactar negativamente a vida profissional e social das pessoas portadoras da mesma. Embora as dificuldades e limitações causadas pela perda auditiva sejam inegáveis; atualmente, a maioria delas são passíveis de tratamento, o que minimiza significativamente essas limitações.

Perda súbita – um mal silencioso – Minha história

Como muitos sabem, sou surda ou deficiente auditiva. Perdi minha audição com 8 anos, foi uma perda súbita que não sabemos como ocorreu, lembro vagamente de passar dias no hospital, fazer vários exames e ir em várias consultas. O diagnóstico foi perda bilateral severa e profunda. A causa? Desconhecida. A solução? Aparelho Auditivo. Desde entãoContinuar lendo “Perda súbita – um mal silencioso – Minha história”

Depoimento – Cris Bicudo

Sou Cris Bicudo, formada em Jornalismo (Comunicação Social na FIAM/FMU em 1997), surda de nascença e oralizada.

DISFUNÇÃO VESTIBULAR NA INFÂNCIA

O que é disfunção vestibular? É alguma alteração no complexo sistema do equilíbrio, que pode acontecer a nível periférico ou central. O indivíduo com alteração vestibular pode ter tontura, vertigem, náusea, vômito, sudorese, parestesia de membros, desequilíbrio, sensação de cabeça leve e de estar flutuando.

Monitoramento Auditivo infantil em crianças com indicadores de risco para a perda auditiva (IRDA)

No Brasil não há Programas de Triagem Auditiva Neonatal suficientes para atender todos os bebês nascidos, além disso, os programas existentes encontram-se centralizados em alguns estados. Dessa forma, em diversos estados do país há um número de crianças que não realiza a Triagem Auditiva Neonatal, consequentemente não realizam as etapas seguintes: o monitoramento e acompanhamento auditivo. Isso reflete no diagnóstico e intervenção tardio.

Ebook: O que a escola precisa saber sobre o Implante Coclear

Como fonoaudióloga e mãe de uma criança usuária de implante coclear, resolvi elaborar este ebook com o objetivo de auxiliar as escolas no processo de inclusão de crianças implantadas, visto que o ambiente escolar é muito importante no processo de desenvolvimento da linguagem infantil.

Como enfrentar a perda auditiva?

A perda auditiva é um ponto de grandes mudanças na vida do paciente, e é importante descobrir como encarar essa descoberta como um recomeço. Antes de sair procurando por modelos de aparelhos auditivos e criando diversas preocupações e receios, o primeiro passo no momento do diagnóstico é saber como lidar com a perda auditiva da melhor forma.

Como é feito o diagnóstico de perda auditiva?

Em grande parte dos casos, a perda auditiva é gradual e os primeiros sintomas podem demorar a aparecer de forma mais evidente. Por isso, incluir um médico otorrinolaringologista em suas consultas de rotina é uma boa forma de descobrir uma perda de audição logo no início. E, claro, ao notar qualquer dificuldade auditiva fora do comum, antecipe sua visita ao médico.

AS DIFICULDADES DE UM SURDO NESTE NOVO MUNDO

Após muita reflexão decidi compartilhar algumas observações e a minha realidade diante ao novo mundo em que vivemos. Milhões de pessoas em todo o mundo estão experimentando uma mudança radical: o uso de máscaras em nosso dia-a-dia. Um novo normal. O novo normal onde escutar e entender o que uma pessoa fala, ficou mais difícil,Continuar lendo “AS DIFICULDADES DE UM SURDO NESTE NOVO MUNDO”

Fale Conosco

Envie para a gente algum tópico que você queira que abordemos aqui em nosso blog. Estamos aceitando sugestões, dúvidas e parcerias. Entre em contato com a gente.

cocleativablog@gmail.com

Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: