A tecnologia trouxe inovações para todas as áreas da vida, e para a nossa saúde também! Você sabia que existem aplicativos, jogos e sites para estimular as nossas habilidades de processamento auditivo?
Primeiramente vamos conversar sobre o que é processamento auditivo. O nosso sistema auditivo realiza várias atividades como receber, detectar, atender, reconhecer, associar e integrar os estímulos acústicos que chegam a este sistema, para então gerar uma resposta, portanto o processamento auditivo é esse conjunto de habilidades. Nós temos as seguintes habilidades auditivas: detecção, localização da fonte sonora, discriminação auditiva, atenção seletiva, figura-fundo auditiva, fechamento auditivo, separação e integração binaural e memória sequencial auditiva (ENGELMANN; FERREIRA, 2009).
Assim como outros sistemas do nosso organismo, existem dificuldades e afecções que podem comprometer esse sistema e gerar dificuldades em atividades e desempenho do indivíduo.
Existe exame específico para verificar como estão as habilidades do processamento auditivo, na avaliação, ele é classificado como normal ou alterado. Quando alterado, denominamos transtorno do processamento auditivo central – TPAC. O transtorno do processamento auditivo, influencia a habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros e pode trazer prejuízos ao indivíduo como as dificuldades de aprendizagem, dificuldade de expressão e compreensão da fala, dificuldade para manter a atenção, distração, dificuldade em linguagem oral e/ou na fala e outros (COSTA; MOLINI-AVEJONAS, 2020).
Para estimular essas habilidades que, quando alteradas, trazem dificuldades no processamento auditivo do indivíduo, existe o treinamento auditivo. Por meio do treinamento auditivo, o indivíduo irá realizar, em conjunto com o fonoaudiólogo, uma terapia específica para treinar as habilidades auditivas e melhorar o seu desempenho e qualidade de vida.
E para estimular ainda mais, muitos aplicativos, sites e jogos foram desenvolvidos para complementar e auxiliar o treino das habilidades auditivas. Abaixo temos alguns exemplos:
Site Afinando o cérebro: Contém vários jogos, compreendendo vários níveis de dificuldade e habilidades auditivas. O site permite a aquisição de planos para profissionais fonoaudiólogos, onde é possível estimular as habilidades e acompanhar o a evolução do treinamento e desenvolvimento dos pacientes.
Aplicativo Cocleando: Segundo a própria descrição no site, este aplicativo enriquece o desenvolvimento da percepção auditiva das crianças com implantes e seu objetivo é complementar o trabalho de reabilitação, de suas famílias e dos profissionais que as acompanham.
Aplicativo Goffitunes: É um aplicativo para Treinamento das Habilidades Auditivas nos aspectos temporais do sinal acústico (versão android – tablet e celular).
Como observamos nos exemplos, a tecnologia está disponível para auxiliar e enriquecer o trabalho da Fonoaudiologia. Seguindo as orientações do profissional Fonoaudiólogo, com um trabalho integrado com o profissional e suas orientações, o paciente só tem a ganhar!

REFERÊNCIAS
AFINANDO O CÉREBRO. Disponível:< https://www.afinandocerebro.com.br/>. Acesso em 17 de jul. 2022.
COCLEANDO. Disponível em:< https://escutaragoraesempre.com/blog2/cocleando-para-a-reabilitacao-auditiva/>. Acesso em 17 de jul. 2022.
COSTA, Caroline Hermógenes; MOLINI-AVEJONAS, Daniela Regina. A construção de um aplicativo para uso dos pais na intervenção fonoaudiológica. CODAS 2020;32(5):e20190123.
ENGELMANN, Lucilene; FERREIRA, Maria Inês Dornelles da Costa. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):69-74.
GOFFITUNES .Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.profono.goffitunes&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em 17 de jul. 2022.