Aplicativos ou jogos para estimular o processamento auditivo

A tecnologia trouxe inovações para todas as áreas da vida, e para a nossa saúde também! Você sabia que existem aplicativos, jogos e sites para estimular as nossas habilidades de processamento auditivo?

Primeiramente vamos conversar sobre o que é processamento auditivo. O nosso sistema auditivo realiza várias atividades como receber, detectar, atender, reconhecer, associar e integrar os estímulos acústicos que chegam a este sistema, para então gerar uma resposta, portanto o processamento auditivo é esse conjunto de habilidades. Nós temos as seguintes habilidades auditivas: detecção, localização da fonte sonora, discriminação auditiva, atenção seletiva, figura-fundo auditiva, fechamento auditivo, separação e integração binaural e memória sequencial auditiva (ENGELMANN; FERREIRA, 2009).

Assim como outros sistemas do nosso organismo, existem dificuldades e afecções que podem comprometer esse sistema e gerar dificuldades em atividades e desempenho do indivíduo. 

Existe exame específico para verificar como estão as habilidades do processamento auditivo, na avaliação, ele é classificado como normal ou alterado. Quando alterado, denominamos transtorno do processamento auditivo central – TPAC. O transtorno do processamento auditivo, influencia a habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros e pode trazer prejuízos ao indivíduo como as dificuldades de aprendizagem, dificuldade de expressão e compreensão da fala, dificuldade para manter a atenção, distração, dificuldade em linguagem oral e/ou na fala e outros (COSTA; MOLINI-AVEJONAS, 2020).

Para estimular essas habilidades que, quando alteradas, trazem dificuldades no processamento auditivo do indivíduo, existe o treinamento auditivo.  Por meio do treinamento auditivo, o indivíduo irá realizar, em conjunto com o fonoaudiólogo, uma terapia específica para treinar as habilidades auditivas e melhorar o seu desempenho e qualidade de vida. 

E para estimular ainda mais, muitos aplicativos, sites e jogos foram desenvolvidos para complementar e auxiliar o treino das habilidades auditivas. Abaixo temos alguns exemplos: 

Site Afinando o cérebro: Contém vários jogos, compreendendo vários níveis de dificuldade e habilidades auditivas. O site permite a aquisição de planos para profissionais fonoaudiólogos, onde é possível estimular as habilidades e  acompanhar o a evolução do treinamento e desenvolvimento dos pacientes.

Aplicativo Cocleando: Segundo a própria descrição no site, este aplicativo enriquece o desenvolvimento da percepção auditiva das crianças com implantes e seu objetivo é complementar o trabalho de reabilitação, de suas famílias e dos profissionais que as acompanham.

Aplicativo Goffitunes: É um aplicativo para Treinamento das Habilidades Auditivas nos aspectos temporais do sinal acústico (versão androidtablet e celular).

Como observamos nos exemplos, a tecnologia está disponível para auxiliar e enriquecer o trabalho da Fonoaudiologia. Seguindo as orientações do profissional Fonoaudiólogo, com um trabalho integrado com o profissional e suas orientações, o paciente só tem a ganhar!

REFERÊNCIAS

AFINANDO O CÉREBRO. Disponível:< https://www.afinandocerebro.com.br/&gt;. Acesso em 17 de jul. 2022.

COCLEANDO. Disponível em:< https://escutaragoraesempre.com/blog2/cocleando-para-a-reabilitacao-auditiva/&gt;. Acesso em 17 de jul. 2022. 

COSTA, Caroline Hermógenes; MOLINI-AVEJONAS, Daniela Regina. A construção de um aplicativo para uso dos pais na intervenção fonoaudiológica. CODAS 2020;32(5):e20190123.

ENGELMANN, Lucilene; FERREIRA, Maria Inês Dornelles da Costa. Avaliação do processamento auditivo em crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009;14(1):69-74. 
GOFFITUNES .Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.profono.goffitunes&hl=pt_BR&gl=US. Acesso em 17 de jul. 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: