SAÚDE AUDITIVA


Reabilitação Auditiva Aurioral na criança: o que é e porque realizar?

A deficiência auditiva é uma alteração sensorial que acomete cerca de 466 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que deste total, 34 milhões são crianças (OMS, 2020). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) esse número só tende a aumentar. Estima-se que em 2050, mais de 900 milhões de pessoas terá deficiência auditiva. 

AVALIAÇÃO OBJETIVA NO IMPLANTE COCLEAR

As medidas de avaliação objetiva do implante coclear têm por finalidade: Avaliar a integridade e o funcionamento do dispositivo interno; Obter a resposta do nervo auditivo e/ou da via auditiva frente estimulação elétrica; Auxiliar na programação/mapeamento do processador de fala. Testes usados na rotina clínica: Telemetria de Impedância; Potencial de ação composto eletricamente evocado doContinuar lendo “AVALIAÇÃO OBJETIVA NO IMPLANTE COCLEAR”

Sinais de Perda Auditiva e Tratamento

É preciso estar atento na infância e qualquer idade os sinais de perda auditiva que muitas vezes passam despercebidos, sendo assim a perda auditiva quando chega pode fazer com que você não escute a fala das pessoas e os sons ficam cada vez mais difíceis de ouvir.

Livro Meu Primeiro Aparelho Auditivo

Sinopse: Um livro que tem objetivo a sonância do amor. A personagem Bella, uma criança com o receio de não aceitação em função do uso do aparelho auditivo, ela recorda de experiências pessoais e com ajuda de sua mãe, ela tem uma visão diferente sobre a aceitação do seu AASI. Baixe gratuitamente 😉

Impacto emocional da Perda Auditiva

Estudos recentes apontam que a repercussão da perda auditiva na vida de uma pessoa vai muito além da comunicação, uma vez que a via auditiva é responsável pela estimulação cerebral para os processos de atenção, memória e aprendizado.

O funcionamento do Sistema Labiríntico

O Sistema Labiríntico, também conhecido como Sistema Vestibular, é uma estrutura que se encontra próxima à Cóclea e é responsável por diversos controles de equilíbrio corporal. É por alterações deste sistema que podem surgir diversos sintomas de tontura.

OTOSCLEROSE OU OTOSPONGIOSE

A otosclerose, nome americano, ou otospongiose, nome francês, é uma degeneração óssea que ocorre na cápsula ótica, ou seja, no osso que envolve a cóclea e o labirinto.

Como reabilitar o idoso com perda auditiva?

Idosos que apresentam perda auditiva constatada pelo otorrinolaringologista, e confirmada pelos limiares audiométricos realizados pela fonoaudióloga, podem ser candidatos à reabilitação auditiva com aparelho auditivo.

Presbiacusia – Perda Auditiva em Idosos

Cada vez mais o tema envelhecimento vem sendo abordado. A senescência (velhice) é algo natural e irreversível. Com o passar dos anos, os indivíduos sofrem mudanças, tanto nos aspectos biológicos, como social e psicológico.

Surdez Unilateral

Mais comum do que imaginamos, a Surdez Unilateral, é um perfil bem específico de Surdez. Por definição: temos um lado com audição completamente normal e o outro com perda auditiva profunda, sem benefícios com aparelhos auditivos convencionais.

Doenças da Orelha Média

A perda da audição mesmo que parcial é uma condição que gera bastante desconforto. Seja ela causada por um simples cerume impactado na Orelha Externa ou por uma doença grave e incurável do nervo auditivo.

Projeto ParaSurdoVer

O projeto ParaSurdoVer tem como objetivo promover a doação de máscaras inclusivas para os atendentes e funcionários de estabelecimentos que lidam com a população, com o objetivo de atingir os deficientes auditivos, permitindo a eles uma melhor intercomunicação e acessibilidade, consequentemente, promovendo a inclusão social.

DISFUNÇÃO VESTIBULAR NA INFÂNCIA

O que é disfunção vestibular? É alguma alteração no complexo sistema do equilíbrio, que pode acontecer a nível periférico ou central. O indivíduo com alteração vestibular pode ter tontura, vertigem, náusea, vômito, sudorese, parestesia de membros, desequilíbrio, sensação de cabeça leve e de estar flutuando.

Perda súbita – um mal silencioso – Minha história

Como muitos sabem, sou surda ou deficiente auditiva. Perdi minha audição com 8 anos, foi uma perda súbita que não sabemos como ocorreu, lembro vagamente de passar dias no hospital, fazer vários exames e ir em várias consultas. O diagnóstico foi perda bilateral severa e profunda. A causa? Desconhecida. A solução? Aparelho Auditivo. Desde entãoContinuar lendo “Perda súbita – um mal silencioso – Minha história”

Depoimento – Cris Bicudo

Sou Cris Bicudo, formada em Jornalismo (Comunicação Social na FIAM/FMU em 1997), surda de nascença e oralizada.

Presbiacusia. Você sabe o que é?

À medida que envelhecemos há possibilidade de degeneração do sistema auditivo, levando à dificuldade auditiva que é denominada PRESBIACUSIA.

O papel do implante coclear no tratamento da perda auditiva

O diagnóstico de uma perda auditiva pode impactar negativamente a vida profissional e social das pessoas portadoras da mesma. Embora as dificuldades e limitações causadas pela perda auditiva sejam inegáveis; atualmente, a maioria delas são passíveis de tratamento, o que minimiza significativamente essas limitações.

Quanto tempo dura uma bateria de aparelho auditivo?

As baterias auditivas possuem quatro tamanhos diferentes, além de variação no tempo de duração devido às diferentes necessidades de energia que os aparelhos auditivos precisam para amplificar os sons ajustados.

Monitoramento Auditivo infantil em crianças com indicadores de risco para a perda auditiva (IRDA)

No Brasil não há Programas de Triagem Auditiva Neonatal suficientes para atender todos os bebês nascidos, além disso, os programas existentes encontram-se centralizados em alguns estados. Dessa forma, em diversos estados do país há um número de crianças que não realiza a Triagem Auditiva Neonatal, consequentemente não realizam as etapas seguintes: o monitoramento e acompanhamento auditivo. Isso reflete no diagnóstico e intervenção tardio.

Qual a relação entre Audição e Covid-19?

Tem-se observado que entre os sintomas mais comuns estão a perda do olfato (anosmia) e a perda do paladar (ageusmia). Mas em relação a nossa audição, existem sinais e sintomas? Sofreremos consequências auditivas após a pandemia?


Fale conosco

Envie para a gente algum tópico que você queira que abordemos aqui em nosso blog. Estamos aceitando sugestões, dúvidas e parcerias. Entre em contato com a gente.

cocleativablog@gmail.com

Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: